Launchy 1.25

Esqueça o Menu Iniciar, esqueça o Procurar. O utilizador dinâmico, evoluiu, cortou amarras com o tradicional método de menus de aplicações do Windows XP. Se queremos algo rápido, ali à mão… num toque de teclas então a solução é Launchy. Esta aplicação vem revolucionar a forma de agir quando estamos a lidar com o nosso sistema operativo, conhece aquela celebre frase… vá pelos seus dedos? Pois é isso que lhe sugiro.

Launchy é uma ferramenta gratuita que atalha a nossa procura, quer do link para as aplicações, quer para ficheiros com as mais variadas extensões, quer mesmo para as nossas páginas favoritas guardadas no nosso browser. Para perder essa ideia que lhe invadiu o rosto, do tipo… sim sim é uma espécie de aplicação milagrosa, vou em poucas palavras tentar resumir, explicando o funcionamento desta pequena maravilha.

 

Depois de instalado, o que é rápido, o Launchy está pronto a ser usado. Certamente reparou que não aconteceu nada, não o vê certo? Então vamos lá começar. Se premir a tecla ALT e a tecla de espaço aparecerá uma barra, conforme ilustra a imagem 1, ok estamos prontos.

Agora é testar. Escreva duas ou três letras, vamos lá procurar o nosso browser, ok, ok pode ser IE ou algo assim da concorrência, eu escolhi o Firefox para testar, conforme podemos ver nesta imagem. Bastou duas letras e a ferramenta já nos mostra as hipóteses que temos nestas poucas letras.

Depois de escolhida a aplicação ou ficheiro carregue na tecla “Enter” e inicie a aplicação desejada ou inicie uma musica, uma imagem, enfim o que quiser.

Claro que temos alguns pontos para afinar, por exemplo, se queremos ter os documentos indexados em todas as pastas, mais especificamente, se ao procurarmos um ficheiros MP3 o fazemos na raiz do disco, em qualquer lugar, sujeitando-nos a um leque enorme e fora do contexto, ou se por outro lado, especificamos o directório onde se encontram esses ficheiros.

Então podemos com o botão direito do rato sobre a barra Launchy, seleccionamos no menu a opção “Directories”. Abrirá então uma janela onde podemos dividir em 3 partes.

Na janela “Directories to Scan” usamos o botão “Add” para encontrar o caminho que nos levará à pasta/local onde de futuro deveremos procurar determinados ficheiros, como exemplo na próxima imagem.

Encontrado o local, deixamos essa linha seleccionada conforme imagem e passamos para a segunda janela, a janela “Files Type” ou tipos de ficheiros.

Agora nesta fase é adicionar as extensões que queremos ver encontradas quando procuramos algo no conteúdo desta pasta, depois será simples encontrar musica, imagens, o que quiser e de forma super rápida.

A terceira janela permite não só encontrar os ficheiros quando procuramos num local especifico como, se for essa a nossa vontade, podemos encontrar mesmo procurando na raiz.

Sem duvida uma ferramenta interessantíssima. A tal ponto que podemos mesmo configurar quase tudo, desde o aspecto visual, alterando as diversas “Skins” onde podemos aqui encontrar uma série de novas ideias,

até às teclas de atalho, libertando as mão para funções automáticas se necessário.

Uma outra função que cativará os adeptos da portabilidade é a possibilidade de transportar esta ferramenta numa flashdrive, esta opção poderá ser encontrada nas opções avançadas. Pode também configurar os tempos de acesso e index da ferramenta assim como o numero de resultados encontrados a mostrar…

Depois disto resta-me informar que para um melhor resultado devem no final refazer a lista indexada, usando novamente o botão direito sobre as extremidades na barra de procura e escolhendo “Rebuid Index”. Para todos os que gostam de velocidade nas acções, e que normalmente fazem uso do teclado. esta é uma opção muito interessante.

~ por alniyat em 2.Julho.2007.

Uma resposta to “Launchy 1.25”

  1. […] Link to Article firefox Launchy 1.25 » Posted at s o F t w a R e g r Á t i s on Monday, July […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: