Cobian Backup 8

Todos já nos confrontamos com a perda de dados no nosso pc. É nessas alturas que nos lembramos que um programa para fazer backups é essencial. O Cobian Backup existe exactamente para isso. É um programa que não nasceu livre mas que em boa hora passou para o lado da liberdade.
O cobian backup é um programa muito completo que permite agendar cópias de seguranças de ficheiro e pasta tanto no PC como através de Ftp. O local de destino pode ser local ou remoto .

cobianbackup

Esta ferramenta oferece um conjunto de recursos pouco vulgares:
– Permite iniciar e parar aplicações antes e depois do momento em que se pretende fazer o backup. Esta funcionalidade é extremamente útil quando precisamos fazer cópias de ficheiros usados por outros programas.
– É possível comprimir em Zip ou SQX os ficheiros resultantes, para um reforço de segurança pode bloquear os ficheiros compactados com senha
– Os dados podem ser encriptados , o programa oferece vários tipos de encriptação. Inclui uma ferramenta para descriptografar.
– Possibilidade de excluir ou retirar alguns ficheiros através de mascaras.

 

A tradução do programa é de muito boa qualidade e existe um manual muito completo que acompanha o programa mas que infelizmente está em inglês.

 

Na instalação podemos escolher entre 4 opções:
– Instalar como um serviço – recomendado
– Instalar como uma aplicação com arranque automático com o Windows para todos os utilizadores.
– Instalar como uma aplicação com arranque automático com o Windows para o actual utilizador
– Instalar como uma aplicação sem arranque automático com o Windows.

 

Criar uma nova tarefa é bastante simples:
Clicar em tarefas/ novas tarefa ou no ícone nova tarefa

 

1. No separador geral pode escolher entre quatro tipos de Backups:

 

Completo: Como o nome indica é uma cópia completa de tudo.

 

Incremental: Este método pode poupar tempo ao permitir que seja feita uma cópia de segurança incremental, isto é, fazendo apenas o backup de novos ficheiros e não de toda a selecção novamente, o que pressupõe a existência de um agendamento prévio. Cada backup incremental procura por ficheiros que tenham sido alterados desde a última acção, e não desde o primeiro backup original.

 

Diferencial: Este tipo de cópia de segurança é mais exaustivo face ao incremental, sendo ainda mais demorado. Pesquisa por todos os ficheiros alterados desde o último backup completo, adicionando, removendo ou substituindo ficheiros conforme for necessário. Significa isto que ficará com menos arquivos (o backup incremental cria um novo ficheiro que é adicionado ao(s) anterior(es) de cada vez que é executado), o que permitirá um restauro mais rápido.

 

Fantasma: Deve ser usado apenas quando pretendemos agendar eventos e não copias de segurança.

cobian1

2. No separador arquivos pode adicionar os ficheiros, pastas, uma localização ou pode pôr parâmetros manuais. É possível arrastar os ficheiros /pastas também. Pode fazer o mesmo para o destino da cópia de segurança.

cobian2

3. No separador programar é definido o agendamento , os dias e horas em que pretende executar aquela tarefa.

cobian3

4. No separador “arquivo compactado “ escolha o formato de compactação que pretende para os seus ficheiros. O formato Zip é o formato mais conhecido e mais frequente. O formato SQX oferece uma maior compactação.
Este programa oferece um importante recurso, encriptação das cópias de segurança. Permite esconder material sensível. A nível profissional é uma funcionalidade a ter em conta. Pode optar por vários métodos de criptografia.

cobian4

5. Em “especial” pode incluir/excluir ficheiros /pastas do backup. Pode usar máscaras também: Exemplo *.txt.

cobian5

6. O separador “eventos” permite iniciar ou parar um programa/serviço. Para parar um programa deve-se dar o nome do programa. Por exemplo no caso do thunderbird, bastava escrever thunderbird. Mas também é possível parar um programa através da classe. Para saber a classe de um programa pode utilizar por exemplo o freeware winlister. Quando pede para encerrar um programa aparece uma opção para gravar os dados da aplicação antes de encerrá-lo.

cobian6

7. Caso não tenha permissões para executar um backup numa sessão pode definir aqui outra sessão em que o backup pode ocorrer.

cobian7

O Cobian Backup é um ferramenta essencial em qualquer PC tanto para uso privado como para uso profissional. Possui uma qualidade acima da média. Pessoalmente foi um programa que muito me impressionou e que espero vos agrade tanto como a mim.

~ por alniyat em 29.Junho.2007.

4 Respostas to “Cobian Backup 8”

  1. Gostei muito do tutorial e agradeço.Irei esperimenta-lo, pois li bons comentários a respeito.

  2. Gostei do Tutorial, estarei usando ele a partir de hoje para fazer Backup’s a partir de hoje nos DB dos clientes!
    Estou utilizando a versão 9 mas não está muito diferente.

  3. Gostei DO tutorial ;D otimo programa de backup’s.
    apartir de hoje estarei suando ele para salvar meus dados.

    NOTA: 10 ;}

  4. Sabe, estou usando a versão 9, e não estou conseguindo fazer o backup por mascara, somente o completo! será que pode me ajudar? estou colocando na mascara, por exemplo: *.dbf,*.cdx,*.fpt exatamente assim, com virgulas .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: